segunda-feira, 7 de julho de 2014

Viagem: Visto de estudante - Reino Unido - VAC

Oi gente,

Vim atualizar um pouco esse post. Escrevi em 2014 (estou atualizando em 2018) com o intuito de informar sobre o visto de estudante para o Reino Unido quando fiz o Ciencia Sem Fronteiras. Como o programa acabou, ainda assim achei válido manter esse post por ter algumas informações que podem ser importantes para alguém que precisa desse visto (Tier 4).

E depois de todo aquele formulário bem chatinho de ser preenchido, a etapa seguinte é a ida ao VAC (Visa Application Center). Existem 3 centros no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília - para o último precisa pagar uma taxa extra. Logo, se você não mora em nenhum desses estados, já vai separando uma graninha para a passagem e hospedagem. #vemparaorio kkk





Bom, agendei para o dia 03/07 às 9:30 (o primeiro horário é às 9h mas não estava mais 
disponível). Eles pedem para chegar com 30 minutos de antecedência e é o melhor mesmo.

Onde fica o VAC?
Fica na Avenida Rio Branco, nº 156, Salas 2119 e 2120, Edifício Avenida Central - Centro

Como chegar ao VAC?
A melhor opção sem dúvidas é o metro. Basta descer na estação Carioca e descer no sentido da Rio Branco, fica entre a Rua Nilo Peçanha e a Rua da Assembléia. É na mesma calçada do metro!! Ao descer do metro e andar até a Rio Branco, é só virar à esquerda. É um prédio que é tipo um "shopping" haha.
Fica a 5 minutos do metro gente, ou nem isso. É pertinho mesmo :)

Aonde tirar as fotos para o visto?
No próprio prédio, se não me engano no primeiro andar, tem uma lojinha da kodak bem pequena dentro de uma outra loja. Custa 10 reais cada 4 fotos, é bem rapidinho e eles já sabem como tem que ser a foto.

Então, continuando.. 
Ao chegar no VAC (eles abrem pontualmente às 9h), um(a) segurança vai perguntar o seu nome e checar na listinha de agendamento do dia. Depois você entra na sala e é passado um detector de metais em você. Eles olham sua bolsa/mochila e pedem para que o celular seja desligado.
Em seguida te entregam um papel com algumas perguntinhas (seu nome, número do seu passaporte, número do seu GWF - tá no email que eles mandam confirmando o agendamento - e o nome da sua faculdade) e, se você for solicitar o Sedex, será entregue um envelope para que você coloque seu endereço, cep...

Depois você vai esperar te chamarem (gente, é uma salinha micro com 2 guichês kkk nada demais!) e aí vai entregar os seguintes documentos:
- CAS impresso
- Carta de Benefícios do CNPq
- Application impressa (precisa assinar e colocar seu nome 2 vezes, deem uma olhada)
- IELTS original + cópia
- Histórico original em português usado na inscrição do UUK + cópia
- Histórico original traduzido usado na inscrição do UUK + cópia
- Passaporte atual e, se tiver, antigo(s) (levei cópia de todos mas não sei se precisa, deixei lá)
- Comprovante de agendamento (não pediram mas é bom levar)
Eles perguntam se você é do CSF e escrevem bem grande no seu formulário kk

Próximo passo: aguardar te chamarem para uma outra salinha para fazer a coleta dos dados biométricos - cadastro das digitais + foto.

E, por fim, a parte mais chatinha kk, a entrevista! Você espera ser chamado e entra em outra sala, com um computador ligado no skype e um headfone com microfone. A mulher que fez a minha entrevista foi super simpática e me pediu para repetir as respostas mil vezes porque ela tinha que digitar tuuuuudo kk, demora um pouquinho por causa disso mas nada demais! E as perguntas foram mais ou menos as seguintes:
- Seu nome e a sua data de nascimento
- O dia que as suas aulas começam
- Porque você escolheu o curso X
- Porque você escolheu a faculdade X
- Porque você escolheu o Reino Unido
- O que você acha que o curso vai acrescentar na sua vida

Obs: Todos os funcionários foram super fofos e simpáticos!!
Obs 2: a taxa do Sedex é paga na hora, com cartão de crédito ou débito (eles não aceitam dinheiro)
Obs 3: o mesmo vale para a taxa de emergência.
Obs 4: eles vão te entregar um papel que será necessário levar quando for buscar os documentos lá no VAC, não percam!
Obs 5: aconselho vocês a marcarem para o primeiro horário. Cheguei as 9h, estava marcada para 9:30 e só comecei a ser atendida às 10:15 (depois que você começa a ser atendido é rápido mas...)

Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais lidas