quinta-feira, 15 de março de 2018

1 dia em Leiden - Holanda

Oi gente, tudo bom?

Sempre que pensamos em Holanda, a primeira coisa que vem na cabeça é Amsterdam. E, por mais que Amsterdam mereça a visita (de pelo menos uns 3 dias), esse país é riquíssimo e tem muitas cidades que também valem conhecer <3 E hoje vou contar mais sobre Leiden, um lugar super charmoso e que fica a apenas 40 minutos de Amsterdam de trem.


Ps: Começamos a viagem em Rotterdam porque é onde estamos morando (cidade "rival" de Amsterdam com uma arquitetura cooompletamente diferente e incrível mas isso é assunto para outro post..).

Saímos de Rotterdam Blaak com destino a Leiden Centraal e a viagem de trem durou 40 minutos. Os trens são bem confortáveis mas não tem tomada haha fica a dica!



Algumas informações práticas:
- SEMPRE que você for utilizar trem na Holanda, você precisa ter o seu OV-chipkaart (cartão de transporte) carregado com pelo menos 20 euros. Ou você pode comprar um bilhete só com a passagem.. Outro dia escrevo um post falando só sobre o sistema de transporte holandês.
- Nunca esqueça de encostar o cartão no totem ao entrar no transporte/estação e principalmente, NÃO ESQUEÇA DE ENCOSTAR NA SAÍDA! Nos lugares onde tem "catraca" é impossível de esquecer haha mas algumas estações não tem catraca.. E, se você não encostar, tem multa.
- O valor da tarifa varia de acordo com a distância andada, por isso que você precisa bater o cartão na saída.
- Se você for comprar o bilhete da segunda classe (indicado nos trens com o número 2), muita atenção para não irem para a primeira classe por engano (indicado com um 1).
- Se o vagão que você entrar tiver um símbolo de silêncio, significa exatamente isso haha não pode falar alto, fazer muito barulho..
- Os trens tem banheiro mas nunca usei, não sei se é ok ou não

"Totem" e o cartão de transporte (vejam que a passagem custou 4,60 - com 40% de desconto que tenho aos finais de semana - e meu saldo de 23,92)
A estação central de Leiden fica bem próximo de tudo, a cidade não é muito grande da para conhecer tudo à pé. A gente foi sem roteiro nenhum na cabeça, fomos caminhando e conhecendo o que vinha ao nosso caminho <3

Na frente da estação (fora dela haha, dentro tem o Albert Heijn mas é mais caro) tem um supermercado, paramos lá para comprar um sanduíche. De lá passamos pelo Moinho de Valk que é bem bonito (e tem visitação!) e fica super perto do Museu Nacional de Etnologia (não entramos, só caminhamos pelo lado de fora dele).

De lá seguimos para o Beestenmarkt, que é uma praça em Leiden com restaurantes e lojas, e se não me engano é de onde saem os barcos para passear nos canais.

Beestenmarkt

Logo do lado da praça fica a rua de compras -  Haarlemmerstraat - mesmo que seu foco não seja fazer compras, tem umas vielas super bonitinhas.. vale a caminhada por ali <3




De lá seguimos caminhando até chegar na "Cervejaria da Cidade" - se você for fã de cerveja, recomendo! Muuitas torneiras e também tem os "chopps da casa". Mas, antes passamos pela Catharinabrug.




Depois fomos até um antigo "castelo' de Leiden, que tem uma vista linda da cidade e o melhor: de graça <3





Bem perto do castelo fica uma igreja com estilo gótico bem bonita por fora (provavelmente por dentro também haha mas não entramos).




Fomos andando em direção ao pub North End, e passamos por uma rua bem bonita, a Rapenburg - que é onde fica a Universidade de Leiden.

Ps: Na rua paralela fica o jardim botânico de Leiden que parece ser lindo mas já estava fechado.. fica a dica!







Acabamos chegando na Rembrandtplaats, que é uma praça em homenagem ao pintor holandês Rembrandt, que nasceu em Leiden. É também onde fica a ponte com seu nome e um moinho, o de Put.




Já estávamos super cansados haha e aí fomos andando em direção à Estação Central, de lá passamos pelo Beestenmarkt e pelo Moinho de Valk.




E voltamos para casa <3

Leiden é uma cidade super charmosa, que lembra Amsterdam mas tem mais um ar de cidade do interior.. bem legal! Vale muito à pena incluir no seu roteiro.

E você, já conhece a cidade? Compartilha aqui com a gente suas dicas e impressões!

Ah, criei um canal no youtube e postei um vídeo sobre Leiden, vê lá <3 (ps: aproveita e já se inscreve no canal? <3)

Um beijo,
Cinthia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais lidas